A lógica também é responsável por gerar a compreensão de tudo a nossa volta, o lógico é o que faz sentido, mas fazer sentido pode ser mais complexo do que parece, com isso temos a criatividade, o criar nexos, o estabelecer novos caminhos lógicos entre mundo e o compreender o mundo.
Em eletrônica o lógico é binário, ou é ou não é, daí o termo digital, dois dígitos 0 e 1. Seu oposto é o analógico, o não lógico, o não digital, porém analógico não necessariamente é sem lógica, ela só é menos previsível por aceitar mais termos além do 0 e do 1.
Analogia(1), apesar da raiz linguística é um termo que representa o estabelecer semelhanças, parecença. O Análogo a algo é o semelhante a algo independente se são de naturezas distintas.
Existem vários tipos de analogia, que no caso não pretendo abordar neste texto, porém o fato de elas existirem faz com que se estabeleça esta frase “Porque um tipo de analogia estimula a produção de outros tipos de analogia.”(fonte desconhecida ). Ou seja um pensamento estimula outro pensamento, estabelecer conexões com base na analogia não é um assunto tão simples assim.
Neste caso o estudo da simbiose urbana seria um estudo baseado em conexões analógicas entre a natureza caótica e a criada por nós, seres humanos.
1 - Analogia - Fonte: Dicionário Aurélio.
1-Ponto de semelhança entre coisas diferentes.
4-Semelhança entre figuras que só diferem quanto à escala.
5-Semelhança de função entre dois elementos, dentro de suas respectivas totalidades.
6-Relação entre dois fenômenos físicos distintos que podem ser descritos por um formalismo matemático idêntico, a qual pode existir entre um fenômeno elétrico e outro mecânico, entre um acústico e um elétrico, etc.
8-Modificação ou criação de uma forma lingüística por influência.


Comentários
Postar um comentário