Mitos e Lendas: Do bom selvagem à cabana primitiva – originalmente publicado em: 29.09.2014

Rousseau em sua vasta obra pré-romântica nos apresenta uma ideia, o bom selvagem, na qual propunha que todo Homem nasce bom e a sociedade o corrompe, esta ideia tornou-se um mito, e este mito, bom não passa de um mito.

Pensar que a evolução da sociedade humana é o que a destrói tem sido tema recorrente de livros, até filmes, como o Homem sendo o câncer do planeta. Por isso muitos pensadores atribuem a frase abaixo a um chefe indígena da América do Norte que nos faz pensar em uma simbiose com a natureza, com a Biosfera toda.

"Como vocês podem comprar ou vender o céu? A terra? Essa ideia nos é estranha... Cada pedaço desse solo é sagrado para o meu povo. Cada reluzente pinheiro, cada praia, cada névoa nas escuras florestas, cada prado, cada zunido de inseto. Todos são sagrados na memória e na experiência do meu povo...Vocês ensinarão suas crianças aquilo que nós ensinamos as nossas? Que a terra é nossa mãe? Que aquilo que acontece com a terra acontece com os seus filhos? Isto nós sabemos: a terra não pertence ao homem, o homem é que a ela pertence. Todas as coisas estão conectadas como o sangue que nos une. O homem não urde a teia da vida, ele é meramente um dos seus fios. Aquilo que faz à teia, ele faz a si mesmo."(Chief Seattle, 1854 – Tradução Eduardo Pegurier)

Mas daí temos que o Homem modifica o meio onde habita para melhor lhe atender desde a descoberta do fogo que nós percebemos do que somos capazes. E então começamos a construir nossas habitações. Vitruvius, Arquiteto Romano e primeiro crítico da Arquitetura, publicou em "De Architectura" (10 volumes, aprox.27 a 16 a.C.), uma obra da qual compreendemos a lenda da cabana primitiva, aquela que rodeava a fonte de calor, o fogo, a lareira, o fogão. Resumidamente Vitruvius nos mostra a origem do Lar.

Considerando que biologicamente o Homem não passa de mais um membro do grupo de seres vivos da qual a Fauna abrange, podemos afirmar que as regras sociais que já vimos, ocorrem no ecossistema também ocorrem conosco. E como tudo o que se cria possui parte do seu criador, podemos dizer que há uma Ecologia Urbana a ser compreendida e estudada.

Comentários