Ecologia é o estudo de todas as inter-relações complexas denominadas por Darwin como as condições da luta pela existência. Em outras palavras é o estudo da “economia da natureza” (Ernst Haeckel), como os seres sobrevivem, como se relacionam para atingir esta sobrevivência, enfim, a ecologia é algo muito amplo e complexo, por isso vamos no ater a sua definição básica “Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente”.
Então vejamos a estrutura básica da ecologia:
- Organismo – é uma unidade de ser vivo, aquele que esta em contato direto com o meio, é aquele que está em constante troca de energia e matéria e seus objetivos são sobreviver e reproduzir.
- População – é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em um mesmo lugar.
- Comunidade – é o conjunto de diferentes espécies que vivem em um determinado lugar. Uma comunidade é regulada pelas relações que são observadas entre as espécies, como dinâmica de presas e predadores, parasitas e hospedeiros, ou relações mutualísticas. Todas estas relações controlam as populações e é muito difícil definir onde uma comunidade começa e onde ela termina.
- Ecossistema – é formado pelas relações entre os organismos e seu meio físico e químico. Ou seja, é onde tudo que é produzido, consumido, trocado, enfim realizado pelos seres vivos e seu meio formam o ecossistema. É nesse âmbito que se estudam as ciclagens de nutrientes e o fluxo de energia. É muito difícil definir com precisão as barreiras de um ecossistema.
- Biosfera – é todo o processo ecológico a nível global, ou seja, a união de todos os ecossistemas (todos os organismos e ambientes juntos). Os ecossistemas estão interligados através dos fluxos de energia, que estão em constante produção, e os ciclos de nutrientes, que nunca são criados, apenas se renovam no sistema.
Com isso temos uma noção da complexidade do que é esta faceta da biologia, praticamente uma ciência a parte.
Quando se fala em ecologia hoje em dia é quando adicionamos mais um ator no meio do ecossistema ou biosfera, o Homem. Neste momento estamos preocupados não em compreender exatamente como a natureza das florestas funcionam, mas sim qual é a nossa influencia na mesma natureza e como minimizá-la.
Nas semanas seguintes, a vida em comunidade, a vida em ecossistemas, a biosfera urbana. E aos poços sairemos da biologia rumo a arquitetura simbiótica.

Comentários
Postar um comentário